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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Como implantar e gerenciar um programa de voluntariado empresarial

Programação
Nesse evento, a Abraps - Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade, apresentará conceitos e práticas para a gestão de programas de voluntariado empresarial. Pretende levar os participantes a compreender os conceitos básicos de Voluntariado e de Voluntariado Empresarial e entender como esses conceitos se relacionam à estratégia de negócios das empresas e às demandas da sociedade. Além de apresentar diferentes metodologias de diagnóstico, planejamento, comunicação e avaliação de programas de Voluntariado Empresarial.  
Um evento importante para gestores das áreas de Responsabilidade Socioambiental, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Comunicação e Assuntos Corporativos ou tenha intenção de iniciar um programa de voluntariado empresarial. Também para gestores de ONGs que recebem voluntários de empresas. 
Serão feitas exposições dialogadas e exemplificadas, com apresentação de cases baseados nas experiências de trabalho dos instrutores e dos participantes. Discussão de cases reais e espaço para troca de experiências por meio de atividades individuais e em grupo.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos de Voluntariado 
  • Origem e evolução de atividades voluntárias 
  • Importância do voluntariado como fator de integração de pessoas e desenvolvimento de competências humanas nas empresas 
  • Caminhos para construção da vantagem competitiva 
  • Estratégias de inclusão dos stakeholders
    • empresa
    • voluntários
    • ONGs
    • outros parceiros 
  • Questões jurídicas relacionadas à atuação dos voluntários em programas empresariais 
  • Os 6 passos para implantação de um programa de voluntariado empresarial 
  • A importância do diagnóstico focado nos interesses da empresa, nas habilidades dos voluntários e nas necessidades das comunidades beneficiadas 
  • Aspectos relevantes para o planejamento de um programa de voluntariado 
  • Comunicação interna e externa 
  • Mobilização e reconhecimento de pessoas 
  • Avaliação, monitoramento e criação de indicadores em programas de Voluntariado empresarial

Quem ministra?

Renata Macedo Bacharel em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Possui ampla experiência em gestão de Programas de Educação para Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, estruturação e gerenciamento de Programas de Voluntariado Corporativo. Coordenou durante vários anos o programa de voluntariado empresarial da Philips do Brasil e atuou como consultora responsável pelo planejamento e gestão dos programas de voluntariado empresarial da AES Brasil e Nestlé. É também co-organizadora dos encontros do Grupo de Estudos de Voluntariado empresarial promovidos pela APOENA Sustentável e pelo Centro de Voluntariado de São Paulo.

Renata de Toledo Rodovalho Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com ênfase em Antropologia Social. Pós graduada em consultoria empresarial e gestão de projetos pela FIA-USP. Possui especialização em avaliação de programas e projetos sociais e ampla experiência em elaboração, acompanhamento e avaliação de Programas de Voluntariado Empresarial. Atuou como consultora responsável pelo planejamento e gestão de programas de voluntariado empresarial como: Bradesco, Itaú-Unibanco, Natura, Nestlé e Sabesp. Co-organizadora dos encontros do Grupo de Estudos de Voluntariado empresarial promovidos pela APOENA Sustentável e pelo Centro de Voluntariado de São Paulo.

Local da Turma de 20 de maio de 2013 

2ª feira - das 8h30 às 17h30 (Carga Horária: 8 horas)

Auditório Engº João Francisco Zeppelini  (São Paulo-SP) - Rua Bela Cintra, 178 - Consolação (Centro) - São Paulo/SP - CEP 01415-000
Um evento em parceria com:















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