Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

AS MEGAFORÇAS DE SUSTENTABILIDADE QUE AFETARÃO TODA E QUALQUER EMPRESA


Em 2012 a consultoria KPMG realizou um amplo estudo global sobre as principais forças que afetarão a sustentabilidade das empresas no futuro próximo.

O estudo técnico definiu 10 Megaforças de Sustentabilidade, que afetarão toda e qualquer empresa nos próximos 20 anos: 
  •  Mudanças climáticas;
  • Energia e combustíveis;
  • Escassez de recursos materiais;
  • Escassez de água;
  • Crescimento populacional;
  • Riqueza;
  • Urbanização;
  • Segurança alimentar;
  • Declínio de ecossistemas;
  • Desmatamento.

O estudo afirma que as mudanças climáticas são a Megaforça mais importante, a que mais influenciará as demais. 

As Megaforças não necessariamente afetarão as empresas de forma negativa. Por exemplo, do mesmo modo que a escassez de água impactará negativamente a indústria de bebidas, o crescimento da população e da riqueza propiciará aumento de mercado para esse segmento. Do mesmo modo que a urbanização é uma grande oportunidade para o setor de construção civil, as Megaforças energia e combustíveis e escassez de recursos materiais trarão grandes riscos para essa atividade. 

É interessante perceber como a situação se tornará mais complexa para as empresas no futuro. O próprio subtítulo do relatório é “espere o inesperado”. Vejam as frases dos autores do relatório:

“Essas forças não agem sozinhas de modo previsível. Elas estão interconectadas. Elas interagem”. 

“Projeções de tendência preparadas sem considerar o sistema completo de Megaforças de Sustentabilidade não mais fornecerão uma base adequada para as decisões estratégicas nas empresas”.  

O estudo também apresenta os custos que as empresas teriam se tivessem que pagar pelos impactos ambientais causados por elas (estudo realizado pela consultoria Trucost em 2012). São apresentados gráficos mostrando o impacto desses custos no resultado operacional das empresas no futuro. 

Um gráfico compara o lucro das empresas em 2010 com o custo dos impactos ambientais no mesmo ano. Outro gráfico apresenta os setores mais ameaçados pelas Megaforças, como bebidas, indústria alimentícia e mineração/metais; e os setores menos ameaçados, como telecomunicações/internet e automobilístico.

Os referidos gráficos podem ser copiados em:


O estudo da KPMG (em inglês) pode ser copiado em:


O estudo da KPMG deveria ser lido por todos os Diretores e profissionais de gestão ambiental/sustentabilidade das empresas. Juntamente com os Princípios da Sustentabilidade (The Natural Step), as Megaforças são a melhor referência técnica para elaborar uma Estratégia de Sustentabilidade. 

Uma boa semana a todos.

Luiz Carlos Porto, Eng., MSc.
Silva Porto Consultoria Ambiental
Diretor Técnico

Fonte: O ECOINOVAÇÃO é um informativo que aborda assuntos e estratégias modernas de gestão ambiental, para auxiliar os profissionais e empresas na busca do desenvolvimento sustentável. Para receber o ECOINOVAÇÃO gratuitamente por correio eletrônico basta inscrever-se no endereço www.silvaporto.com.br (há um formulário na página de abertura) ou enviar um e-mail para cadastro@silvaporto.com.br indicando seu nome e endereço eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário