No início de setembro deste ano foi criada, oficialmente, a Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, com o objetivo de representar, conectar e fortalecer a atuação do profissional de sustentabilidade. Hoje, a Associação conta com 150 associados fundadores, fora o crescente número de profissionais que vem se associando por reconhecer no movimento uma forte oportunidade de articulações na área, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável do país.
Esse movimento, que teve início em São Paulo em 2009, como uma rede de profissionais de sustentabilidade, foi idealizado pelo atual presidente, Marcus Nakagawa, vem se expandido por todo Brasil, sendo atualmente seu maior grupo o Grupo Sul, congregando profissionais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Neste período, desde sua criação, a Abraps já levou a discussão sobre o profissional de sustentabilidade a eventos relevantes do setor, como a oitava edição do EIMA 8 - Encontro Ibero-americano sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado de 17 a 20 de outubro, no Auditório da Fundação Getulio Vargas.
No dia 18, o presidente da Associação, Marcus Nakagawa participou da seção sobre biodiversidade e empregos verdes, juntamente com Fabio Escarano, diretor executivo da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil); Fernando Alonso César de Oliveira, Native (Brasil); Valentín Alfaya, diretor de Qualidade e Meio Ambiente Ferrovial S.A. (Espírito Santo); Ana Leiva, diretora da Fundação Biodiversidade (Espírito Santo); e Guillermo Castro, diretor Acadêmico Associado da Fundação Cidade do Saber.
Para Nakagawa “a participação da Abraps em um evento de porte internacional como o EIMA 8 é de fundamental importância para a missão da Associação, pois tivemos a oportunidade de discutir, sob a ótica do profissional de sustentabilidade, a biodiversidade e os empregos verdes. Colocar os desafios e necessidades dos profissionais de sustentabilidade frente a estes temas que estarão também na Rio + 20 é inédito, pois as perspectivas sempre foram em relação aos outros stakeholders.”
A Abraps marcou presença também no seminário de responsabilidade social, organizado pela Fiemg - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, realizado de 19 a 21 de outubro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Marcus Nakagawa participou da mesa “Redes sociais e formação livre: A contribuição do conhecimento compartilhado como estímulo à formação profissional e continuada”, dia 21. Também participaram da mesa, mediada pela jornalista e professora Inácia Soares, José Claudio Terra, presidente da TerraForum e autor do livro Gestão 2.0 e Maurício Curi, gerente geral da Educartis.
De acordo com Nakagawa, “a rede social nada mais é do que relacionamento já existente entre nossa família, amigos, colegas de trabalho, etc. Lidamos com isso diariamente sempre buscando contribuições para nosso crescimento pessoal. Se todos fizerem isso direcionando ao bem comum, temos a sustentabilidade”.
Já no Vitae Civilis, a Abraps participou ativamente do Segundo Seminário Nacional dos Diálogos Nacionais para a Economia Verde que tem por objetivo coletar sugestões em todo o Brasil para a Agenda Essencial da Economia Verde.
Além disso, a Abraps realizou três outros eventos, no último ano, com o objetivo de debater o perfil do profissional de sustentabilidade; e também encontros para integração dos associados. Ainda em
Os profissionais da área que quiserem conhecer mais sobre a ABRAPS devem acessar http://abraps.blogspot.com, ou acompanhar as notícias pelas redes sociais:
Linkedin: Grupo Profissionais de Sustentabilidade - http://migre.me/42KGy
Twitter: http://twitter.com/abraps e/ou Facebook: http://www.facebook.com/abraps
Para se associar, baixe a Ficha de Inscrição, preencha e encaminhe via e-mail para: abraps2011@gmail.com.
GT Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário