SAVE THE DATEIII ENCONTRO ANUAL CRGSI
FUNDAÇÃO DOM CABRAL | |||||||||
29 de março de 2016 - 9h30 às 17h
Fundação Dom Cabral - Campus São Paulo Av. Dr. Cardoso de Melo, 1184/6º andar - Vila Olímpia - São Paulo (SP) | |||||||||
O Centro de Referência em Governança Social Integrada (CRGSI), da Fundação Dom Cabral, comunica a realização de seu III Encontro Anual, que tem o objetivo de divulgar e disseminar os produtos das pesquisas do CRGSI realizadas durante o ano de 2015, assim como apresentar frentes de trabalho para o ano de 2016, promovendo dinâmicas e debates. | |||||||||
CENTRO DE REFERÊNCIA EM GOVERNANÇA SOCIAL INTEGRADA - CRGSI
O Centro de Referência em Governança Social Integrada tem como principal objeto de estudo as parcerias entre os setores público, privado e da sociedade civil, em busca de desenvolvimento local sustentável.
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REALIZAÇÃO
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quinta-feira, 17 de março de 2016
III ENCONTRO ANUAL CRGSI - FUNDAÇÃO DOM CABRAL
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Convocação Assembleia Geral Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFISSIONAIS DE
SUSTENTABILIDADE - Abraps
EDITAL
DE CONVOCAÇÃO À ASSEMBLEIA GERAL
ORDINÁRIA
E EXTRAORDINÁRIA
CNPJ/MF
nº. 14.722.400/0001-15
Ficam convocados os associados da Abraps a
comparecer à Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, a ser realizada no
dia 21 de outubro de 2015, às 19:00 horas, em primeira convocação e 19h30 com o quorum de associados presentes, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 263 - Pinheiros, na casa sustentável do Projeto Viver São Paulo em São Paulo, Estado de São Paulo, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:
a)
Aprovação
das demonstrações financeiras e do balanço patrimonial da Abraps, relativos aos
exercícios de 2013/2014;
b)
Aprovação
do relatório anual de atividades, relativo aos exercícios de 2013/2104;
c)
Eleição
e posse de 9 (nove) membros do Conselho Deliberativo;
d)
Eleição
e posse da nova Diretoria para o biênio 2015/2017
e)
Outros
assuntos de interesse social.
Neste ano, nos termos de nosso Estatuto, iremos
renovar as cadeiras do Conselho Deliberativo e eleger a nova diretoria. Para
tanto, convidamos os associados que tiverem interesse, a se candidatarem ao
conselho, enviando, até o dia 15/10/2015 para o e-mail comunicacao@abraps.org.br,
o seu nome completo, uma breve carta explicando os motivos que o levaram a se
candidatar ao conselho e como poderão ajudar a Abraps nas suas atividades.
O mandato dos Conselheiros que serão eleitos é de
2 (dois) anos, permitida a reeleição. E as atribuições do Conselho Deliberativo
estão descritas no artigo 24 de nosso Estatuto.
Para a Diretoria, é necessário apresentar uma
chapa composta por um Diretor Presidente e dois Vice-Diretores, de acordo com o
determinado pelo estatuto da Abraps e devem enviar até o dia 15/10/15, uma
breve carta, com nome completo de todos os candidatos, explicando os motivos
que o levaram a se candidatarem a diretoria e como poderão ajudar a Abraps nas
suas atividades.
Lembrando que somente poderão se candidatar, bem
como votar no dia da Assembleia, aqueles que estiverem em dia com o pagamento
da contribuição associativa.
Caso queira regularizar sua situação entre no
site da Abraps – www.abraps.org.br, que é possível, mediante o cadastramento emitir
o boleto de pagamento, ou se preferir pode realizar o depósito direto
(identificado) na conta da Abraps, de acordo com os dados abaixo, e enviar uma
cópia do comprovante para contato@abraps.org.br para que possamos dar baixa no sistema.
Dados
Bancários
Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais
de Sustentabilidade
CNPJ: 14.722.400/0001-15
Banco Santander
Agência: 3832
c/c: 130060017
O valor da anuidade é de R$ 195,00 (cento e
noventa e cinco reais)
Qualquer dúvida e/ou para obter mais informações
é só enviar um e-mail para contato@abraps.org.br
Atenciosamente
CONSELHO DELIBERATIVO Abraps
Associação Brasileira dos Profissionais de
Sustentabilidade
quarta-feira, 3 de julho de 2013
quinta-feira, 20 de junho de 2013
Conteúdos de Sustentabilidade Abraps
Muitos Profissionais já colaboraram, Participe você também!
O Grupo de Trabalho Gestão do Conhecimento está se estruturando para fornecer mais
informações a seus associados. A ideia é criar um sistema para disponibilizar,
de maneira simples, cases, artigos e referências bibliográficas e de legislação
relacionados a 15 temas importantes para o mundo da
sustentabilidade.
Para cada tema serão nomeados curadores (associados com
grande conhecimento e experiência em cada tema) que nos ajudarão a selecionar e
organizar os conteúdos que serão disponibilizados por meio do nosso novo site.
Estes mesmos temas serão alvo dos Cursos Abraps (realizados mensalmente em
parceria com a Diálogo Social) e dos eventos Clube Abraps (que serão retomados
no segundo semestre de 2013).
Gostaríamos de contar com a sua ajuda para
definir os temas prioritários, respondendo à rápida enquete de apenas 2
questões. Os temas mais votados serão aqueles sobre os quais trabalharemos
primeiro, de forma que as informações que mais interessem aos nossos associados
fiquem disponíveis mais rapidamente.
Participe! Sua opinião é fundamental
para a construção das melhores soluções para os associados Abraps!
Apoio
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Processo e/ou produto sustentável?
Escrito por Marcus Nakagawa
O termo sustentabilidade está
sendo utilizado de qualquer forma por muitas empresas, consumidores,
propaganda, consumidores, etc. Agora já existem todos os tipos de produtos
sustentáveis (será que 100% dos componentes destes produtos são biodegradáveis
ou 100% recicláveis?); processos sustentáveis (será que todo o carbono
utilizado está sendo compensado mesmo? Será que não daria para fazer de uma outra
maneira? Será que a empresa está levando em consideração todas as questões dos
empregados, acionistas, consumidores, etc?); pessoas sustentáveis; cursos e
eventos sustentáveis; etc.
A tendência é a palavra ficar
desgastada como ficou a palavra marketing, comunicação ou gestão. Estas
palavras são utilizadas de qualquer forma sem o efetivo conhecimento do
conceito ou da profundidade do tema. Quem já não escutou de algum colega
falando que aquela “jogada de marketing” de tal empresa fez um sucesso na TV e
que ele adorou a atriz daquele ‘marketing’ da cerveja. Ou senão, que a
gestão é fundamental para o futuro da empresa. Palavras muitas vezes “ao vento
que já estão no consciente coletivo, porém sem o devido conhecimento ou
arcabouço teórico envolvido.
A palavra sustentabilidade e
todos os princípios para a busca do tal desenvolvimento sustentável devem ser
divulgados sim, sem censura, porém com critérios um pouco mais rígido. Tomando
cuidado com a banalização e a enganação, o Conar - Conselho Nacional de Autorregulamentação
Publicitário, em junho de 2011, apresentou uma série de normas para regular
peças de propaganda baseadas em apelos de sustentabilidade. No Canadá, França e
Inglaterra, não é uma norma voluntária, pois conta com a ajuda da mão pesada
do Estado. A ideia é proteger os consumidores das mensagens sobre produtos
verdes que, por excesso, imprecisão e falta de conhecimento, mais enganam do
que esclarecem. Ou seja o famoso Greenwashing. Já estamos num
início do processo de formalização e alguns anúncios já saíram de circulação ou
forma refeitos.
Mas não é somente nas
propagandas que as empresas devem tomar cuidado, pois esta é a parte final de
um processo de desenvolvimento, fabricação, comercialização, comunicação e
venda de um produto ou serviço. A questão é se esta comunicação está realmente
passando os valores da empresa, os processos e produtos desta empresa mais
sustentável ou que se diz sustentável.
O questionamento principal é
se este processo é sustentável ou mais sustentável. E se este produto ou
serviço é mais sustentável. Uma empresa consegue ser totalmente sustentável? E
seu produto também?
Esta questão está sendo muito
discutida nas universidade e no mundo empresarial. Alguns teóricos colocam que
esta tal da sustentabilidade é um evolução natural das empresa. E que
geralmente iniciamos com as questões internas de gestão dos processos, depois
evoluímos para o desenvolvimento de produtos e posteriormente de novos
negócios. No artigo “Por que a sustentabilidade é hoje o maior motor da inovação?”
de Nidumolu, Prahalad e Rangaswami (2009) os autores mostram cinco estágios que
iniciam com o entendimento de respeito das normas como oportunidade de negócios
até chegar na criação de plataformas de “próximas práticas”, passando por
cadeia de valor, produtos e serviços, negócios sustentáveis
No Facebook, aparecem posts
interessantes sobre produtos e serviços sustentáveis, inúmeros exemplos de
ações interessantes. Ainda sem muita escala. Um exemplo é o “ASAP – As
Sustainable as Possible”, uma plataforma de open innovation e
crowdsourcing onde os usuários podem transformar suas ideias em produtos
reais: www.asap.me. No twiter
temos também assuntos interessantíssimos sobre o tema como o do post do Estadão
que uma engenheira eliminou solventes em colas e criou produto sustentável:
migre.me/cF2nE. Na Abraps, reunimos os profissionais para discutirem estas
questões por meio dos encontros no Clube Abraps e nas atividades do GT
Conhecimento.
Agora nós como consumidores
precisamos desenvolver em conjunto com as empresas, neste modelo de cocriação
tão moderno e novo, produtos e serviços que efetivamente sejam mais
sustentáveis. Temos ferramentas como estas citadas que servem de divulgação e
de comunicação para cocriarmos produtos e serviços que sejam mais inclusivos,
mais verdes, mais responsáveis, lucrativos e que melhorem nossa qualidade de
vida. Entendo que a mudança para processos mais sustentáveis dentro da empresa
serão responsabilidade da própria empresa e dos funcionários, sempre com ajuda
dos profissionais com o conhecimento da área.
O desenvolvimento
sustentável tão sonhado pode e dever ser alcançado, o que falta é uma
evolução nos muitos pontos do nosso desenvolvimento pessoal: autoconhecimento e
consciência!
Marcus Nakagawa é diretor-presidente da Abraps – Associação Brasileira
dos Profissionais de Sustentabilidade, sócio-diretor da iSetor e professor da
ESPM.
segunda-feira, 17 de junho de 2013
Participe da segunda edição da pesquisa: O Estado da Gestão para a Sustentabilidade no Brasil
O Núcleo Petrobras de Sustentabilidade realiza
em 2013 a segunda edição da pesquisa: O Estado da Gestão para a Sustentabilidade
no Brasil.
A pesquisa é voltada a profissionais de todas as
áreas, e não somente àqueles que trabalham com sustentabilidade. Gostaríamos de contar com a sua
participação, ao responder nosso questionário online pelo link:
Todos os respondentes receberão o relatório de
pesquisa com exclusividade.
O tempo estimado de resposta é de 15 minutos.
Apoio de Divulgação
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Colabore com o Grupo de Trabalho de Gestão do Conhecimento da Abraps
COLABORE !!!
O GT Conhecimento está se estruturando para fornecer mais informações a seus associados. A ideia é criar um sistema para disponibilizar, de maneira simples, cases, artigos e referências bibliográficas e de legislação relacionados a 15 temas importantes para o mundo da sustentabilidade.
Para cada tema serão nomeados curadores (associados com grande conhecimento e experiência em cada tema) que nos ajudarão a selecionar e organizar os conteúdos que serão disponibilizados por meio do nosso novo site. Estes mesmos temas serão alvo dos Cursos Abraps (realizados mensalmente em parceria com a Diálogo Social) e dos eventos Clube Abraps (que serão retomados no segundo semestre de 2013).
Gostaríamos de contar com a sua ajuda para definir os temas prioritários, respondendo à rápida enquete de apenas 2 questões. Os temas mais votados serão aqueles sobre os quais trabalharemos primeiro, de forma que as informações que mais interessem aos nossos associados fiquem disponíveis mais rapidamente.
Participe!
Sua opinião é fundamental para a construção das melhores
soluções para os associados Abraps!
PARA PARTICIPAR - CLIQUE AQUI
Agradecemos antecipadamente a sua participação
GT Conhecimento
Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade
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